Caro(a) Colega,
A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos, com o objetivo de promover e incentivar a aproximação dos Farmacêuticos à ciência e à comunidade científica, tendo em vista a contínua integração dos mesmos nas equipas multidisciplinares do Sistema de Saúde, realizará um Simpósio Científico, subordinado ao tema “VIH/SIDA: inovação e acesso”.
O Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) foi identificado em 1984, estimando-se que cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo morreram vítimas do Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), desde o início da epidemia.
Considerando a elevada taxa de mortalidade da infeção pelo VIH/SIDA, a comunidade científica tem vindo a estudar e compreender em maior detalhe o mecanismo de ação do vírus. No entanto, pese embora os vários anos de investigação realizada por equipas multidisciplinares em todo o mundo, ainda não existe uma cura.
Em paralelo, o avanço nas tecnologias de saúde contribuiu para uma mudança de paradigma no tratamento da infeção pelo VIH/SIDA, assumindo-se atualmente como uma doença crónica, sendo possível às pessoas com a doença viver com qualidade de vida.
Os farmacêuticos, para além da sua intervenção na investigação de novas soluções, desempenham um papel fundamental na prevenção da infeção por VIH/SIDA (por exemplo, através do programa de troca de seringas) e no acompanhamento das pessoas com doença (a nível hospitalar e comunitário).
A este propósito, importa reconhecer, uma vez mais, a importância do trabalho desenvolvido pela Farmacêutica e Investigadora, Prof.ª Doutora Maria Odette Santos-Ferreira, pioneira da investigação da SIDA em Portugal. A sua vasta dedicação teve como resultado a identificação do VIH-2, um dos maiores avanços na investigação desta doença, e que muito orgulha os farmacêuticos portugueses.
A infeção pelo VIH/SIDA é um tema atual. O discurso sobre a resposta global à doença sofreu alterações profundas. Neste sentido, a SRSRA organizará o presente Simpósio Científico, que visa promover um debate alargado sobre a infeção VIH/SIDA, abordando a evolução do paradigma da doença, o ponto de situação atual clínico e terapêutico, assim como as estratégias multidisciplinares e perspetivas futuras de combate à patologia, designadamente as inovações no arsenal terapêutico, o acesso a essa inovação, o tratamento para todos como prevenção e as diferentes oportunidades de intervenção no percurso da pessoa com doença.
Assim, temos o grato prazer de convidar V. Ex.ª a participar neste Simpósio Científico. Contamos com a sua participação!
Com os melhores cumprimentos,
A Presidente da Comissão Organizadora do Simpósio Científico,
Ana Mirco